Hot Posts

Alberto Costa agita os bastidores: tensão à direita e nova janela de oportunidade no FC Porto


 Reforço contratado à Juventus contraiu uma lesão muscular e complicou a vida a Francesco Farioli para a posição de defesa-direito do FC Porto, uma vez que Martim Fernandes também é baixa. Abre-se uma janela de oportunidade para o jovem Pedro Lima e até para Dinis Rodrigues.

O FC Porto acumulou baixas no mais recente treino às ordens de Francesco Farioli, no domingo, com a lesão muscular contraída por Alberto Costa na coxa direita, a esvaziar o lote de laterais-direitos disponíveis para o próximo encontro, diante do Nacional, agendado para o próximo sábado.

Tudo isto porque Martim Fernandes encontra-se ausente desde o azar sofrido na primeira jornada, diante do Vitória SC (3-0), num triunfo em que até alinhou no corredor esquerdo por força da 'crise' que se fazia sentir na ponta oposta ao seu lado preferencial.

Para além disso, Alberto Costa 'pegou de estaca' desde que trocou a Juventus pelo FC Porto, como sendo um titular indiscutível no novo 'puzzle' dos dragões, ao ponto de levar quatro assistências em quatro duelos - a última das quais contribuiu para a vitória no Clássico em Alvalade, diante do Sporting (1-2), a valer a liderança isolada da I Liga.


Mais duas 'dores de cabeça' (e duas novidades) para Farioli no FC Porto

Alberto Costa e Stephen Eustáquio integraram o boletim clínico do FC Porto, onde já estavam Martim Fernandes e Gabri Veiga, numa altura em que Francesco Farioli prepara o jogo frente ao Nacional.

Refira-se que, do lado esquerdo, moram Francisco Moura e Zaidu Sanusi, para além do reforço Jakub Kiwior (defesa-central que também atua como lateral à esquerda), mas nenhum dos três deverá ser adaptado à ala direita, pelo que a solução pode passar pelos bês... ou ainda um recuo no corredor direito.

Pepê, que habitualmente joga a extremo, pode recuar para a lateral direita, algo que fez recorrentemente nas últimas temporadas, numa adaptação feita por Sérgio Conceição. O problema ocular do internacional pelo Brasil está ultrapassado e o canarinho pode ser, assim, uma carta na 'manga' de Farioli.


Há quem 'esfregue as mãos' na equipa B

A verdade é que o drama virou de lado e agora é à direita que Francesco Farioli tem 'berbicachos' para resolver, tendo forçosamente de recorrer a jogadores da equipa B, como Pedro Lima ou Dinis Rodrigues. Ambos foram chamados ao treino da equipa principal no decorrer da pausa dos campeonatos para dar lugar aos compromissos de seleções.

No caso do jovem brasileiro contratado ao Wolverhampton por empréstimo, no último dia do mercado de verão, a ideia passaria por ter espaço competitivo nos bês, mas a ordem atual das coisas rapidamente propiciou uma oportunidade na formação principal. Além disso, Pedro Lima foi uma das novidades na lista de inscritos do FC Porto para a Liga Europa, pelo que não será de estranhar que, face à atual 'crise' entre os laterais-direitos, possa vir a fazer a sua estreia no Estádio do Dragão.

Outro jogador à espreita é Dinis Rodrigues, que conta com três jogos disputados ao serviço do conjunto secundário dos azuis e brancos, registando-se duas derrotas e um empate. Para já, a par de Kaio Henrique, o defesa luso teve o privilégio de se cruzar com os grandes nomes da equipa principal, no treino deste domingo, sonhando agora, naturalmente, com mais chamadas.


Muitas ausências durante a pausa de seleções

Para além dos portugueses Diogo Costa (seleção A) e Rodrigo Mora (seleção de sub-21), também os estrangeiros Victor Froholdt (Dinamarca), Deniz Gul (Turquia), Alan Varela (Argentina), Pablo Rosário (República Dominicana), Dominik Prpic (Croácia sub-21) e Jan Bednarek e Jakub Kiwior (Polónia) têm estado ao serviço das respetivas seleções, juntando-se ao plantel azul e branco a tempo do jogo da quinta jornada.


'Dale'. Intensidade tomou conta de mais um treino de Farioli no FC Porto

Francesco Farioli contou com duas novidades no mais recente treino do FC Porto no Olival, assim como mais duas ausências, fruto das lesões de Alberto Costa e Stephen Eustáquio.

A estes dez ausentes, juntam-se os dois lesionados Martim Fernandes (tratamento e trabalho de ginásio) e Gabri Veiga (treino condicionado), sendo que, a este boletim clínico, para além de Alberto Costa, passou ainda a constar o nome de Stephen Eustáquio, que se lesionou ao serviço da seleção do Canadá.

Em sentido inverso, os laterais-direitos Pedro Lima e Dinis Rodrigues não foram os únicos a treinar na equipa principal ao longo dos últimos dias. Da equipa B surgiram António Ribeiro, Felipe Silva, Tiago Silva, João Teixeira, André Oliveira, Kauê Rodrigues, Ángel Alarcón e Kaio Henrique, enquanto André Miranda e Filipe Sousa deram o 'salto' logo a partir dos sub-19.

Certo é que a pausa para compromissos internacionais tem permitido a Francesco Farioli observar outras 'pérolas' da formação, encontrando-se agora focado em resolver a crise 'à direita' alimentada com a mais recente lesão de Alberto Costa, que deverá ser baixa, pelo menos, no encontro da próxima jornada.

Post a Comment

0 Comments

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:1024px;height:768px" data-ad-client="ca-pub-2717449790272559" /* ADC7 */ data-ad-slot="ADC7" data-tag-src="gamtg">