Saiba porquê muitos cantores fracassam e o que fazer para furar o mercado musical

Viver de música é algo que muitos cantores almejam, mas é algo bem difícel de se conseguir, em qualquer parte do país.
E em moçambique, onde as condições para que um cantor/músico consiga chegar à ribalta são precárias, as chances de se conseguir viver de música ou furar o mercado são bem ínfimas.

Mas, então, porque muitos artistas, principapmente os novos talentos, fracassam, não conseguem furar o mercado?
Sem mais delongas, vamos ao que interessa:
Não há lucro sem investimento, e um investimento não significa dinheiro; e essa premissa também se aplica à musica.
Mas o que se tem visto ultimamente é que os cantores em fase inicial de suas carreiras, até alguns antigos que ainda não conseguiram furar o mercado, é que eles querem ganhar dinheiro com a música logo no ínicio e furar o mercado ao mesmo tempo, o que não é impossível mas bem difícel de conseguir.

Vejamos:
- Como você, cantor, quer que as pessoas comprem suas músicas sem antes te conhecerem bem, sem saberem o que esperar de ti cada vez que lanças? 
- Como você quer que as pessoas comprem suas músicas se você ainda não tem um público alvo bem definido, e tem poucos seguidores nas redes sociais? então, quem vai comprar?
- Como você quer singrar se não está preparado financeiramente para se promover?

Como se pode notar, música requer investimento, não basta só ter talento/vocação ou algo similar. Se um cantor não tem condições finceiras para, pelo menos, investir na sua carreira, decerto vai fracassar. 
E os cantores que querem singrar deviam mazé investir, investir sério na qualidade das músicas, vídeo clipes, e no marketing.
Para isso, os cantores deviam, pelo menos, dedicar  os seus primeiros três ou dois anos de carreira para se auto-promoverem, lançando músicas boas e de quelidade, vídeos também, e disponibilizá-los a custo zero. Sim, a custo zero: Afinal, essa é a fase do investimento.
E usar o poder das redes sociais, principalmente o facebook, para criar um público alvo e engajado: para isso, é preciso postar com frequência contéudos de qualidade e que despertem interesse das pessoas(fotos e vídeos curtos), basta ser criativo.
E só depois de ter um público alvo bem definido, com um número considerável de seguidores nas redes sociais, o cantor já poderia cogitar a possibilidade de vender suas músicas. Afinal, já há um público àvido para aderi-las.

Repito, vender suas músicas logo no início de carreira é a pior coisa que um cantor que almeja furar o mercado poderia fazer, isso limita as possibilidades de expansão e alcance que as músicas poderiam ter, caso fossem disponibilizadas gratuitamente.


Espero ter ajudado, obrigado pela atenção dispensada.

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