Hot Posts

Dugongo diz estar disposta a baixar o preço do cimento se as outras fábricas e o Governo concordarem

Dugongo diz estar disposta a baixar o preço do cimento se as outras fábricas e o Governo concordarem


 A Moçambique Dugongo Cimentos, uma das principais produtoras de cimento do país, anunciou estar disponível para reduzir o preço do cimento, mas apenas se houver um entendimento conjunto com o Governo e outras fábricas do sector. A declaração foi feita após meses de tensões sociais provocadas pelo alto custo de vida em Moçambique, que desencadearam protestos em várias regiões do país.

Segundo a empresa, não é viável baixar preços de forma unilateral, pois isso poderia comprometer a produção e o abastecimento nacional. Em comunicado divulgado em fevereiro, a Dugongo explicou que o preço do cimento em Moçambique é influenciado por múltiplos fatores, incluindo a subida dos custos de matérias-primas como carvão e gasóleo.

“O custo do carvão aumentou de 3.840 MZN/tonelada em 2021 para 6.450 MZN/tonelada. Já o gasóleo passou de 47 MZN/litro para 91 MZN/litro”, detalhou a empresa.


📦 Cabotagem: nova aposta logística da Dugongo Cimentos

A Dugongo também deu um passo estratégico ao apostar no transporte marítimo. No dia 11 de Abril de 2025, o primeiro navio de cabotagem da Dugongo Cimentos partiu de Maputo com destino a Nacala, transportando 10 mil toneladas de cimento. A carga está a ser descarregada na zona onde está a ser construída a nova fábrica de cimento da empresa em Nacala, cuja obra já atingiu 35% de execução.

A nova unidade fabril será a segunda da empresa em Moçambique e deverá superar a capacidade da fábrica de Matutuíne, em Maputo. A previsão é que entre em funcionamento ainda este ano.


🔍 O que esperar do preço do cimento em Moçambique?

A possível redução do preço do cimento depende agora da resposta do Governo de Moçambique e da disposição das demais empresas do setor. A proposta da Dugongo surge como uma tentativa de aliviar a pressão económica sobre os consumidores, mas deixa claro que qualquer mudança deve ser coordenada e baseada na realidade dos custos de produção.

Enquanto isso, a empresa segue investindo em logística e expansão, posicionando-se para um cenário onde a cabotagem poderá reduzir custos no longo prazo.

Post a Comment

0 Comments

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
class="adsbygoogle" style="display:inline-block;width:1024px;height:768px" data-ad-client="ca-pub-2717449790272559" /* ADC7 */ data-ad-slot="ADC7" data-tag-src="gamtg">