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Viagem de luxo e promessas vazias? O que está por trás da polémica missão da LAM à Europa

 


Delegação de 14 pessoas das Linhas Aéreas de Moçambique viajou à Europa alegando ir inspecionar aviões. Mas aeronaves não estavam disponíveis, e o passeio começou num resort de luxo no meio da reserva especial de Maputo.

 

Por Xavier Banze | 02-05-2025

O que começou como uma alegada missão técnica de inspeção de aeronaves, rapidamente se transformou num escândalo que levanta sérias dúvidas sobre a transparência, ética e prioridades da administração das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

Uma comitiva de 14 membros da empresa estatal viajou à Europa com o pretexto de avaliar aviões e explorar parcerias com o Lion Aviation Group. No entanto, o que se revelou foram gastos injustificados, falta de resultados concretos e até uma estadia em resort de luxo, financiada, ao que tudo indica, com recursos públicos.

O plano original: inspecionar aviões e discutir parcerias

A viagem estava prevista para a semana de 24 de março de 2025. A LAM justificava a missão como estratégica: discutir colaborações com o Lion Aviation Group, incluindo compra de aeronaves, capacitação de pessoal, manutenção e gestão de frotas.

Em carta enviada à embaixada europeia, a LAM destacava a intenção de visitar hangares no Aeroporto de Schiphol, em Amesterdão.

A viagem foi confirmada, mas os aviões… não estavam lá

Correspondência entre as duas empresas indica que, até à data da viagem, os aviões ainda não estavam nos hangares. Apesar disso, a delegação manteve o plano e embarcou para a Europa no dia 26 de março, regressando apenas em 18 de abril de 2025. Nenhum relatório foi apresentado à sociedade.

Antes da Europa, o luxo no Milibangalala

A comitiva passou quatro dias no resort Milibangalala, uma instalação de luxo dentro da Reserva Especial de Maputo. Com diárias que podem ultrapassar os 30 mil meticais por pessoa, a estadia gerou revolta entre cidadãos e analistas.

Quem são os nomes envolvidos?



Os seguintes nomes constam da lista que solicitou vistos para a missão europeia:

  • Amisse Momade Amisse
  • Isabel Samuel Chissulete
  • Isabel Salésio Tobela (teria sido retirada à última hora)
  • Leonel Estevão Uamusse
  • Líria Agostinho Dzimba
  • Prosper Ntaganda – Chefe do Departamento de Manutenção
  • Quinita Rosa Uqueio – Presidente do júri e do Gabinete de Estudos e Projetos
  • Artur Batista Gonçalves
  • José Francisco Sabe
  • Alberto Américo Bene
  • Alegria Salomão
  • Christopher Frederick Lewcock
  • Gonçalves Chimele Zavele Júnior
  • Norton Armando Nhantumbo

E a LAM, o que diz?



Até ao momento, não houve uma posição oficial clara da LAM. Nenhum comunicado à imprensa foi emitido explicando os resultados da missão, os gastos realizados ou a necessidade do retiro de luxo.

Opinião pública e a crise da aviação nacional

A empresa enfrenta atrasos salariais, voos cancelados, greves e dificuldades financeiras, e depende do Estado. O episódio, portanto, alimenta críticas sobre má gestão e uso abusivo de recursos públicos.

Conclusão: o que fica por esclarecer?

  • Por que a delegação viajou mesmo sabendo que os aviões não estavam disponíveis?
  • Quem pagou pelo retiro no Milibangalala?
  • Quais foram os resultados concretos da viagem?
  • Quanto foi gasto ao todo?
  • Haverá responsabilização?

Enquanto essas perguntas continuam sem resposta, cresce a pressão por investigações independentes e reformas profundas na gestão das empresas públicas moçambicanas.


Este artigo foi escrito por Xavir Banze para o blog Moçambique Interativo. Para republicação, favor solicitar autorização.

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