Saiba como as contas do instagram (das celebridades, em particular) são roubadas

Quantas vezes você já ouviu que o famoso x teve sua conta do instagram roubadas? De certeza são várias, nem?...

E não é pra menos, pois,
Com a crescente evolução das tecnologias de informação, as redes sociais têm cada vez mais se tornado acessíveis para quase todas, pelo menos para a maioria das classes sociais. 

Logo, como consequência da crescente aderência as redes sociais, o número de seguidores das celebridades têm também aumentado.

Porém, por outro lado, o número de roubo dos perfis nas redes  sociais têm também aumentado, devido a crescente aderência. 

Para se ter uma ideia, 
Só em Moçambique, várias celebridades já tiveram suas contas do instagram (e outras redes sociais) invadidas/roubadas. 

imagem: Fred Jossias
Fred Jossias, por exemplo, teve, no ano transacto (2020), sua conta do instagram, que já contava com mais de 200 mil seguidores, roubada.
Mas isso não é tudo; para além da conta  do instagram, fred jossias também teve seu canal do YouTube, que contava com 150 mil subscritores, roubada, no mesmo ano.

imagem: Ângela Semedo

A apresentadora e jornalista Angela semedo é um outro  exemplo; esta teve sua conta do instagram, que contava com 100 mil seguidores, roubada no ano passado. 

imagem: Diva malambi

Diva Malambi, Tamyris Moiane, Duas caras, kuka Euritsy - são outras celebridades que também tiveram suas contas do instagram hackeadas/roubadas recentemente. 

Agora, a pergunta que não quer calar é: "como as contas do instagram são roubadas?”

A resposta é simples, o truque  mais usada pelos hackers é a tecnica de "phishing", que significa "pescar" na língua portuguesa.

Logo, os perfis falsos que eles usam para enganar os internautas, são "iscas" usadas para pegar peixes, que, neste caso, são os internautas.


Como funciona a técnica de “phishing”?

Para começar, dizer que, dentre as técnicas que os hackers usam para roubar contas no instagram, a técnica de phishing é a mais usada. E é nesta que nos ficaremos. 

...phishing é uma técnica, truque cibernético que é usado para manipular usuários/pessoas e, assim, ter acesso as informações...

Pode-se, também, dizer que o pishing é qualquer tipo de acção fraudulenta, nos meios de telecomunicação, feito por meio de artimanhas de engenharia social. 

Os hackers geralmente fazem os ataques usando os tipos de comunicação electrónica, tais como número de telefone e e-mail.

Geralmente, estes hackers fazem-se passar por uma pessoa ou uma organização, confiável;
Objetivando obter/roubar informações pessoais, tais como número de cartão de crédito e dados de login.

Para roubar as informações,  Eles enviam uma mensagem, por email, sms ou redes sociais, usando um perfil falso, vodacom, por exemplo -
 objectivando  convencer à vítima a clicar num link, para posteriormente enviar as informações que lhe serão solicitadas.

E depois de a vítima fornecer as informações que lhe foram solicitadas pelo pisher/hackers, este já consegue ter acesso as contas da vítima, depois apaga todas as informações da mesma, tais como número de recuperação e e-mail,  para que esta não consiga mais ter acesso.

Estes perfis falsos geralmente costumam a ser muito idênticos aos originais.
Com isso, Alguns usuários do instagram, principalmente as celebridades,
por exemplo, são enganado por pishers, que enviam um e-mail para a vítima, dizendo “ o seu selo do Instagram está quase pronto”, ou algo semelhante, para obter, basta preencher as informações solicitadas.

E como muitas celebridades querem a todo custo obter o selo de confirmação do Instagram, caem facilmente na armadilha. 

Por isso, se quer evitar ter suas contas invadidas evite clicar em qualquer link suspeito. para identificar se um perfil é falso, é só identificar os erros ortográficos, principalmente na acentuação, pois as contas falsas sempre contêm alguns erros ortográficos, que passam despercebidos aos olhos de muitas vítimas, por não prestarem atenção.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem